pequenos empresários imago-analfabetos

É verdade. Eles desde do alto da sua pequenez empresarial apregoam aos ventos serem os grandes empregadores do país, e é verdade, embora a qualidade do emprego é que não nada por ai além, tem falta à prior de ver que as suas micro ou pequenas empresas não iram progredir sem uma estratégia empresarial onde a qualidade da imagem é de vital importância a curto e a longo prazo. Quase todos tem alguma imagem mas a esmagadora maioria não nem estratégia nem qualidade e quando digo isto refiro-me a imagem que impressione minimamente.
Sem referir nomes, conto a história de um cliente meu que se iniciou na área da restauração em 1998 e uma das suas apostas foi a imagem desde a fotografia, design, decoração do restaurante e mais tarde nas lojas de fast food em muitas grandes superfícies do país. Tudo isto aliado a um desejo de vencer, penso eu, levo-os, eram dois sócios, a ter um sucesso rápido em poucos anos, cinco, e o mercado local comentava o seu sucesso e oslucros deles. Não sei a verdadeira dimensão dos lucros mas aventura acabou mal porque com sucesso veio o deslumbramento e com ele a queda causada por maus investimos, não na imagem, mas sim por um abrir desenfreado de lojas fast food por tudo quanto era superfície comercial sem uma boa estratégia. Foi uma surpresa para todos, mas as lojas foram compradas sem grande problema porque a marca tinha boa visibilidade no mercado e já agora convém dizer que a qualidade dos produto não era condizente com a imagem deles, mas isso é publicidade. Eles tinham consciência duma coisa: "Uma imagem vale por mil palavras".
Acho que os nossos pequenos e médios empresários não tem consciência disso e também não sabem ler a imagem, quer aquela que dão, quer aquela que deveriam dar. Assim concluo que o futuro de muitas das pequenas e medianas empresas que populão o país tem o insucesso garantido a médio prazo e tudo por que valorizam mais o pato bravismo nacional e os carros importados em segunda ou terceira mão que aprender a ver além do seu umbigo.

0 comentários: